Espinafra

Autor:

Maria Elaine Altoe

Ilustrador:

Fran Junqueira

Gênero:

Infantil e Juvenil

Ano:

2014

Número de Páginas:

32

Sinopse:

Espinafra era uma menina que se achava feia – pois diziam que ela era feia e ela acabava se sentindo feia. Diziam também que ela era muito esquisita – e ela acabava se sentindo esquisita. Diziam que seu nome era engraçado, e ela sabia que seu nome era engraçado!

Um dia, insatisfeita da vida, procurou na internet uma receita para ficar bonita acreditando que assim seria mais feliz. Em vez disso, encontrou um livro de poções mágicas que serviam para tudo (ou quase tudo!). O resultado, porém, foi desastroso… Como será que Espinafra conseguiu se livrar do malefício?

O enredo traz o conflito já no espaço familiar e se intensifica quando a menina, se sente à margem, na escola, por não corresponder ao padrão imposto pela sociedade, pois era “diferente de todos ali: mais alta, mais gordinha, diferente na maneira de se vestir, no jeito de falar…”. O texto aborda um tema pertinente da contemporaneidade: a padronização da beleza da mulher, estipulando valores, regras e características para ser aceita socialmente. Dessa forma, a história contribui para reflexão sobre pertencimento, autocuidado, desconstrução de padrões e protagonismo feminino.

Espinafra percorre a jornada da heroína em busca de si mesma e se encontra, justamente, quando, ao beber de uma poção mágica que a deixaria mais bonita, colhe os seus malefícios. A linguagem da escritora Maria Elaine Altoe é sinestésica, metafórica, mistura o maravilhoso no mundo real e traz o gênero receita para dentro da narrativa, criando uma narrativa intergêneros, multimodal.

As ilustrações de Fran Junqueira, nesta obra, são em técnica do traço a lápis e pintura digital. Em tons de preto, cinza e branco, o vermelho surge para destacar momentos importantes da narrativa como a hora em que a menina está na floresta se sentindo em um conto de fada, junto às borboletas e passarinhos. As imagens criadas dialogam com as emoções da protagonista intensificando e ampliando o texto escrito.

Por meio da trajetória de Espinafra, os jovens leitores poderão refletir sobre suas identidades, a importância da autoaceitação, o poder da autoconfiança e o respeito à diversidade.

Temas: Autoestima, autenticidade, inclusão, padrões de beleza, relações familiares e interpessoais, bullying, livros e leitura, contos de fada, escola, natureza.

Selecionado pelo Clube de Livros Minha Pequena Feminista (2021)

R$68,00