Rô e Lili

Autor:

Maria Elaine Altoe

Ilustrador:

Fran Junqueira

Gênero:

Infanto Juvenil

Ano:

2019

Número de Páginas:

32

Sinopse:

A partir da predominância de frases curtas e objetivas, vamos sendo apresentados a uma comovente história de amizade, onde os contrastes entre duas meninas acabam por se entrelaçar, fortalecendo tanto Rosaura quanto Liliane.

O mérito incomum de Rô e Lili – ao fugir da óbvia tentação de mergulhar a todos no lugar do sofredor do bullying – é o de colocar seu leitor como espectador de um contexto que se faz presente desde sempre, de uma forma ou de outra, nos ambientes escolares. E aí constata-se a força do tipo de fraseado adotado pela autora.

Essa aparência de neutralidade da narrativa acaba por gerar, de modo inteligente e natural, o sentimento que evita o delito do bullying: EMPATIA. Ao deixar de lado o verniz da vitimação, o texto atua de dentro pra fora, e dá margem a que emerja um forte sentimento solidário, porque enraizado.

A ambiência do cotidiano escolar, belamente ilustrado por Fran Junqueira, aproxima ainda mais o pequeno leitor das situações que se fazem presente em seu dia a dia, facilitando o reconhecimento e a tomada de consciência.

A história traz ainda a importante referência a laços de amizade construídos na infância, que nem o tempo e nem a distância conseguem apagar.

R$45,00